Justificativa


No momento em que o Movimento PT se referencia nacionalmente como uma das principais tendências internas do Partido dos Trabalhadores, ocupando espaços importantes nos movimentos sociais, na direção partidária e no Governo Federal, é nossa responsabilidade promover um amplo debate interno sobre a identidade do MPT e nossa organização.

Precisamos debater com a base da tendência nossa intervenção nos supracitados espaços, mas também confrontar tática e estratégia e assim visualizar o caminho que devemos seguir no próximo período.

Se entendemos que a juventude é um segmento estratégico na construção do PT que queremos e do Brasil que queremos, precisamos ser coerentes e apoiar as iniciativas propostas pela Juventude do Movimento PT no sentido de construir uma corrente plural, respeitando as diferenças e vocações regionais, mas com um programa político nacional bem definido.

Foi debatendo com clareza que conseguimos construir um campo político denominado Fora da Ordem, envolvendo vários grupos regionais, modificando a correlação de forças no interior da juventude petista e potencializando nossa intervenção. Hoje, o Fora da Ordem caminha para ultrapassar os limites do debate juvenil e pode representar um novo bloco de forças no próximo PED.

Com o mesmo protagonismo, estamos convidando o conjunto da corrente a somar esforços para a realização do Encontro Nacional da Juventude do Movimento PT, que representará sem dúvida um divisor de águas no que diz respeito à nossa organização.

A ideia de realizar o encontro no Nordeste se justifica não apenas pelo fato de termos avançado na organização da JMPT nos estados nordestinos, mas também como forma de deslocar as atividades da corrente do eixo Sul/Sudeste/Centro-oeste e contemplar outras regiões, o que se revela uma postura mais democrática e, portanto, necessária.

Após debate coletivo envolvendo a militância de todos os estados, a ideia de realizar o encontro na região metropolitana de Natal/RN produziu amplo consenso, o que exige do MPT responsabilidade para fazer valer o consenso, que nem sempre é alcançado sem desgaste.

A programação elaborada revela a importância do Encontro Nacional da Juventude do Movimento PT. Esperamos o envolvimento de nossos dirigentes e figuras públicas nos debates que estamos propondo, para que a direção e a base da corrente sigam juntas, em convergência política.

Entre o socialismo e a barbárie, optamos pelo socialismo, e o Encontro Nacional da Juventude do Movimento PT será um amplo espaço de debates acerca do caminho que devemos seguir para alcançar a vitória.

Atenciosamente,

Gabriel Ribeiro
Coordenação Nacional do Movimento PT

João Alves
Coordenação Nacional da Juventude do Movimento PT
joaodce@ig.com.br / 061 8160 8078

Tassia Rabelo
Coordenadora de Assuntos Institucionais da JPT
tassia13@yahoo.com.br / 021 9499 6615

Bruno Costa
Comissão Estadual de Organização do Encontro Nacional da JMPT
brunopt13@yahoo.com.br / 084 8869 2540 / 084 9104 6133